Aniversário 879 - "Um Mar de Jovens Cantando"

Mais um ano que passa... Mais um aniversário do 879, já lá vão 19 aninhos... Estamos crescidos!
Foi num grande ambiente de Festa que nos juntámos mais uma vez e todos juntos demos mais um passo em frente na nossa caminhada...
Iniciámos os festejos no dia 15 de Dezembro com a Vigília de Oração, na Igreja do Olival Basto, momento em que podemos reflectir sobre os valores que nos foram deixados, preparando os futuros Pioneiros para o dia da sua Promessa.


No dia 16 de Dezembro o dia começou com a Celebração Eucarística, onde alguns dos nossos irmãos fizeram a sua Promessa de Pioneiro e onde cada um pôde renovar a sua própria Promessa, fazendo lembrar o ideal que nos une e pelo qual orientamos as nossas vidas...



O dia continuou no Centro Paroquial com o habitual almoço convívio,preparado por todos os Pais e do qual gostamos sempre muito! :) Para iniciar o almoço o nosso Assistente fez a Oração, iniciando o Postal de Natal do 879, cujo título era "Juntos por Um Ideal", durante todo o dia cada um pode registar a sua mensagem, ao fim do dia a Chefe de Agrupamento escreveu o desejo de Natal do 879, dando por finalizado o grande Postal feito por todos nós.

A tarde foi de grande animação... Cada secção pôde subir ao palco e mostrar o seu grande talento! O espectáculo intitulado "Um Mar de Jovens Cantando" e apresentado pelo Clã, levou-nos a reviver os Festivais RTP da Canção, nomes grandes da Música Portuguesa subiram ao palco.

Os nosso Lobitos brindaram-nos com o seu Coro e as mais lindas canções de Natal... Coube aos Exploradores dançar ao som do "Kiss Kiss no Natal"...Os Pioneiros levaram-nos aos Anos 50 com "Grease".

Alcateia - Cânticos de Natal



Exploradores - Kiss Kiss no Natal


Pioneiros - "Grease, no Tempo da Brilhantina"



Clã - Festival RTP Canção


Após tanta música e movimento, foi altura de reflectir...


-Será que conseguimos mudar o Mundo?

-Será que conseguimos deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos?

-"O que é o Natal?"

-"Como vivo o meu Natal?"

Vamos viver o Natal de verdade? Um gesto nobre ao meu amigo não é um grande presente de Natal?

Foi com os Votos de um Feliz e Santo Natal que demos por encerrado mais um Aniversário do 879, claro que não faltou o celebre Bolo de Aniversário e o Sr. Gorducho de Barba que se veste de vermelho! Distribuiu prendas por todos e prometeu voltar para o ano para a grande festa dos 20 anos do nosso Agrupamento.


Parabéns 879

Projecto Estefânia

No dia 3 de Dezembro, o Clã 77 – S. Pedro deslocou-se ao Hospital D. Estefânia a fim de conquistar o sorriso das crianças que lá se encontravam, através de balões, guloseimas, origamis e músicas, que encheram os seus quartos e os seus corações de alegria. A actividade terminou com a animação da Eucaristia no Hospital.
No âmbito do “Projecto Estefânia”, que o Clã decidiu inserir no seu imaginário (Favores em Cadeia), um sábado por mês os caminheiros do Agrupamento 879 irão deslocar-se ao Hospital, com o objectivo de fazer sorrir algumas crianças do nosso país, mesmo nos momentos difíceis, porque acreditamos que se cada um de nós der um pouco do seu tempo para ajudar os outros poderemos fazer a diferença e construir um mundo melhor.

“A melhor maneira para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”
Baden Powell

Grease, nos Tempos da Brilhantina


A primeira coisa a fazer quando chegamos ao local do acampamento é despedirmo-nos dos nossos pais. A segunda coisa mais importante é livrámo-nos de todo o nosso dia-a-dia e entrarmos no nosso imaginário. Neste caso, nós deixámos o ano 2007 e viajámos até aos emocionantes e agitantes anos 50.
Devido à reunião de catequese, apenas alguns elementos apareceram às 21.00 h no Cabeço de Montachique, e foi a estes que coube a tarefa de montar as nossas tendas.


Montagem de campo



De modo a estarmos em forma para a American Bandstand, quando todas as equipas estavam prontas, começámos o nosso mini raid pela serra de Montachique. Um raid onde a nossa boa-disposição e vontade de estar ali conseguiu vencer o frio que se fazia sentir. Com algumas quedas pelo meio, todos conseguimos chegar ao local de campo pelas 5 h da manhã. Apesar do João-pestana estar a aparecer, os sorrisos e as brincadeiras pareciam não ter fim.


Num dos momentos do raid


No sábado de manhã, depois de feita a higiene e tomado o pequeno-almoço, procedemos à abertura de campo onde se sentiu a loucura dos anos 50.
O resto da manhã foi dedicado à apresentação das personagens, da peça que iremos realizar. O nosso almoço foi mais um momento caricato do acampamento: cozinhar a lenha. Após algumas tentativas conseguimos todos acender a fogueira (sim, porque com a lenha molhada esta tarefa torna-se difícil de realizar). Com um almoço já tardio reservámos o resto da tarde para treinar a nossa capacidade física, fazendo o jogo do queimado e à reflexão, tendo tido cada equipa um momento para si.
Como escuteiros católicos que somos pelas 18.00 h fomo-nos preparar para a Eucaristia celebrada pelo Pe. Rui, que a celebrou de um modo diferente mas que nos deu que pensar em muito.

O nosso dia terminou com o nosso fogo de conselho, ao qual vieram assistir os caminheiros e o Pe. Rui, onde partilhámos alegrias, tristezas, enfim todos os momentos do nosso acampamento.
Ainda na noite de sábado os novos elementos tiveram a surpresa da praxe. Será que anda alguém à solta pelo parque de Montachique? Só eles poderão responder!



Início do Fogo de Conselho



O domingo… Após uma alegre ginástica matinal e alguns exercícios de capacidade mental estávamos prontos para começar o ensaio da nossa peça – Grease, nos tempos da brilhantina. Com tanta dança, tanto movimento, com tanto esforço fomos almoçar! Como a viagem aos anos 50 estava a acabar, procedemos à desmontagem de campo.
Com tudo pronto para ir para casa foi a vez de anunciar o grande vencedor do acampamento: Parabéns à Equipa Touro.
Por último foi feita a avaliação geral do acampamento. Alguns pontos positivos, outros nem tanto.


Comissão do acampamento o “abuso de poder”

Enfim, estava na altura de fazer as despedidas e agradecer a todos aqueles que nos tornaram nos escuteiros que somos hoje e que seremos amanhã. Foram eles que nos preparam para a realização destes novos desafios.


Regresso a 2007. Não foi um acampamento perfeito, porque não existe tal coisa como a perfeição. Foi um acampamento que deu para percebermos que temos um grande grupo…Tudo isto aconteceu porque apesar de estarmos todos com imensos testes fomos “as verdadeiras ESTRELAS no IDEAL” pois quando há força de vontade há tudo! A UNIÃO FAZ A FORÇA! Basta tu quereres fazer a diferença!



Somos um

O Planeta do Tesouro






Rogel, dias 24 e 25 de Novembro de 2007



I ACTO
O nosso Grupo Explorador 99 foi acampar para o Rogel, localidade rústica e provinciana (incrível, a 20 min. da capital) perto de Sto. Estêvão das Galés, freguesia do Concelho de Mafra, em que o tema do acampamento foi «O Planeta do Tesouro» e contou com a presença de 23 exploradores, e claro como não poderia deixar de ser da grandiosa Patrulha Mocho.
A actividade começou no sábado dia 24 de Novembro de 2007 pelas 09h30 com uma visita guiada à Igreja de Santo Estêvão das Galés, de referir o agradecimento ao casal Fernando e Paula pela atenção e acolhimento prestados, a eles um grande bravo, já em campo iniciámos a montagem de campo, a explicação da actividade e uma gincana de esforço físico preparado pela Patrulha Castor seguida de almoço. Pela parte da tarde com a abertura oficial de campo os exploradores iniciaram uma caminhada até ao Moinho Manique, em Montemuro (local a visitar pela magnifica e premiada vista) onde tiveram um atelier de orientação a fim de adquirir a formação necessária para o mini raid a efectuar no dia a seguir, o atelier foi culminado com um mini jogo de pista preparado pela Patrulha Pantera.
Por fim e já no final da tarde fomos á celebração da eucaristia em Montemuro numa bonita e acolhedora “capelinha”. À noite e a seguir ao jantareco, realizámos o Fogo de Conselho preparado na integra pela Patrulha Águia, onde cada Patrulha caracterizada no imaginário “Planeta do Tesouro”, colocou a sua criatividade em peça, findo este, seguiu-se a reflexão final preparada pela Patrulha Tigre e o recolher silencioso.

II ACTO
A Alvorada no Domingo deu-se às 07h00 seguida de ginástica matinal para acordar.
Após o carregamento de baterias com o pequeno-almoço fizemos as desmontagens de campo, porque o dia iria ser longo em actividade e o tempo escasseava a olhos vistos.
Eis então o tão esperado raid que dava por nome “Em Busca do Tesouro”, preparado pela Patrulha Mocho, do Rogel a Alcainça, cinco postos foram criados, onde se englobaram provas de adesão para os noviços e aspirantes, entre as quais distintivos de dirigentes, princípios e nós, conheceram a realidade local das pequenas freguesias de Mafra e alguns quilómetros de espírito de patrulha.
Após a ração em patrulha, ainda em raid, fomos todos para Mafra onde se realizou um jogo de vila, o convento de Mafra carregado de história e conhecimento foi o nosso alvo de pesquisa.
O quadro de pontuações foi apresentado, a patrulha vencedora teria agora que encontrar o tão cobiçado tesouro, seguiram-se as avaliações e o encerramento.
De salientar que, nesta actividade, nas 5 patrulhas imperaram a amizade, troca de conhecimentos, partilha de experiências e muita convivência!
Mas o que interessa mesmo é que tudo correu muito bem, saímos desta actividade mais "ricos", com novos amigos e com mais uma actividade para mais tarde recordar!


“A União Faz a Força”
Patrulha Mocho

São Francisco de Assis com os Animais da Selva


Nos dias 24 e 25 de Novembro, a Alcateia 92 esteve a Acantonar na Casa do Gaiato.
Para mais de metade dos elementos foi a primeira vez que passaram um fim de semana fora da família e em conjunto. Todos os jogos e actividades decorreram em torno de São Francisco de Assis e os Animais da Selva (imaginário da I Secçao). Foi surpreendente a maneira como os lobitos viveram estes dois dias, partilhando e trabalhando em grupo.
Os jogos foram momentos bem divertidos, pois cada um foi sendo confrontado com actividades novas, que por um lado coloca-os à prova, por outro diverte-os, sempre com um objectivo, aprender jogando.
Todos estão ansiosos pela próxima saída...

Formiga Afável

Calendário de Actividades 2007/2008

Abertura das Actividades/Pass Secção: 13 de Outubro
Jamboree: 19 a 21 de Outubro
Aniversário 879 : 15 de Dezembro - Velada de Oração/16 de Dezembro - Promessas
Inicio do 2º trimestre: 12 de Janeiro
Acampamento Agrupamento: 02 a 05 de Fevereiro
Encerramento do 2º trimestre: 15 de Março
Inicio do 3º trimestre: 05 De Abril
S. Jorge: 19 e 20 de Abril
Acampamento das Famílias: 25 a 27 de Abril
Dia do Núcleo: 17 de Maio
Festa dos Santos Populares: 31 de Maio
Encerramento do 3º trimestre: 21 de Junho
ACaPais: 28 e 29 de Junho
Actividades de Grupo/Secção: 28 de Julho a 03 de Agosto


REUNIÕES DE PAIS

1º trimestre: 12 de Outubro às 21 horas
2º trimestre: 12 de Janeiro às 21 horas
3º trimestre: 04 de Abril às 21 horas