ACAGRUP 2008 - Projecta as Tuas Pegadas no Horizonte

Projecta as tuas Pegadas no Horizonte, foi o tema que nos guiou em mais um ACAGRUP, de 2 a 5 de Fevereiro de 2008, na Herdade Monte dos Condes, em Sto. Estêvão - Benavente, por sinal um local espectacular e do qual todos nos recordaremos... Desde já o nosso muito obrigado ao Chefe Pedro Pinho, por toda a disponibilidade.

Foi em ambiente de alegria e empenho, que Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Equipa de Animação viveram mais uma grande actividade no 879. De certeza que viemos todos mais ricos para casa e com muitas recordações para mais tarde lembrar... Certos de que continuamos a deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

A Alcateia viveu durante estes dias o mundo fantástico do Astérix e Obélix, sempre com a alegria característica de qualquer Lobito... Para muitos uma nova aventura, com experiências novas e que de certo não se vão esquecer... Nem mesmo o frio e a pouca chuva lhes tirou a sua vivacidade. Foi, sem dúvida, uma grande Caçada. Afinal a primeira noite numa tenda até foi bastante agradável e espaço para as correrias próprias era algo que não faltava. sempre prontos para mais uma travessura :)


Como caçar a Baguera

Alcateia na Visita ao Museu Municipal de Benavente Divisão Agrícola

A diversão e o almoço no jardim junto à igreja

Alcateia 92


Os nossos Exploradores viveram no mundo encantado da Pequena Sereia, sempre em busca de novas aventuras, tiveram de certo à altura de mais uma actividade. Mesmo depois de um Raid cansativo, todos mantinham a alegria e todos queriam continuar a ser de facto Exploradores :) Nem o facto de estarem encharcados lhes tirou a boa disposição, claro que lá pelo meio foram tentando deixar os seus Chefes com os cabelos em pé :)



"O que fizemos desta vez???"

"O que se passa aqui???"

A Pequena Sereia e os seus amigos

Grupo Explorador 99


Os Pioneiros concluiram mais uma etapa do seu grande "Santiago Tour", aquilo é que foi andar de bicicleta. Ficou na memória a primeira pedalada a sério, mesmo com pedais na mão, correias a saltar e os travões mal afinados, não se deram por vencidos, com o material necessário resolveram sempre tudo, prontos para não parar de pedalar. E que bons momentos passaram eles:) Na mochila trouxeram uma maior realização e motivação para continuarem o seu grande desafio.

É hora de pedalar! Não pára!


Bons jogos, ao som de uma bela música. A animação!


É proibido dizer a palavra começada por L! LARANJA! :)


Grupo Pioneiro 88

O Clã foi "Reconstruir um Ideal". De certo que todos vieram mais realizados e com vontade de continuar a servir. Procurando o verdadeiro Homem-Novo, deixaram os elos muito mais fortes entre si, acreditando que o caminho se faz caminhando e que todos juntos cumprirão a sua missão. Dias de diversão e de reflexão, para que todos juntos encontrem o trilho certo.


Construindo o próprio caminho


Uma paragem no caminho


O Serviço no Centro de Dia


Clã 77


Juntámos toda a família do 879 no nosso Fogo de Conselho. Momento de partilha e convívio, que nos fez lembrar que o Agrupamento não pára de crescer. Palavras da Chefe de Agrupamento: Somos o melhor Agrupamento!






Não nos podemos esquecer daqueles senhores que decidiram atormentar o nosso Acampamento. "EMEL". Mas quem se terá lembrado que era preciso senhas para tudo?! Para ir ao wc, para tomar banho, para comer, para estar fora do sítio ou fora d´horas!Isto de facto! Ainda nos colocaram à disposição uma TV e uma PSIII, mas avariaram-na! Não se faz! Esses fiscais de colete amarelo que estavam em todo o lado!

Tens senha?? Não? Então nada feito!

EMEL - Equipa de Melgas Especialmente Lindas

Ficam marcadas mais umas pegadas no nosso Caminho, sendo certo que foram dias de crescimento e de autêntica vivência Escutista, lembrando-nos que somos uma família e que todos juntos seguimos para o rumo correcto.


Agrupamento 879 - Póvoa Sto. Adrião
"Juntos por um Ideal"

Porque somos mesmo uma Família....

"Olá a todos,

Será um pouco despropositado desejar um bom ano… o ano civil começou em Janeiro e o ano escutista, se assim poderemos chamar, iniciou-se em Outubro 2007. De qualquer dos modos, nunca é tarde para deixar uma mensagem, iniciar uma comunicação…
Na última reunião de pais, tivemos conhecimento da existência do nosso blog, fiquei contente (eu, que sou pouco dada a meios informáticos!): já podíamos acompanhar as actividades do nosso agrupamento. E a propósito de uma conversa sobre a necessidade de termos os contactos dos pais, a chefe Ana desafiou-me para escrever umas palavrinhas enquanto mãe de escuteira.
Como me senti no início? Contente por poder complementar a sua educação tradicional. Já não seria só o gosto pelos estudos, Jesus, livros, teatros… mas agora também o gosto pela aventura, acampamentos, caminhadas… (apesar de, confesso, sentir que já não iríamos ter livres os fins-de-semana para os nossos programas a três).
Claro que para a acompanhar nesta sua nova caminhada, conversar, apoiar e incentivar, esclarecer as suas dúvidas e, muitas vezes, sossegá-la, enquanto mãe, necessariamente teria que aprender o que é o escutismo.
E assim veio a leitura dos manuais de lobito, de explorador, das palestras de Bivaque,,,,,
E o “bichinho” do Escutismo foi-se instalando, e crescendo, gradualmente…
E chegou o momento do nosso acampamento de pais em 2007 (não pude participar no do ano anterior). Que entusiasmo os dias que o antecederam… e o prazer que houve em preparar um miminho aos nossos chefes…
Mas, da intensidade com que se viveu este acampamento, também nasceu a vontade de mais participar.
E a verdade é que muitas vezes me pergunto, como podemos, nós pais, participar no Escutismo, sem no imiscuirmos na vida do agrupamento? Colaborar para a realização de tarefas de apoio já fazemos e estamos sempre disponíveis para tudo o que os chefes pedirem. Mas não poderemos ir mais longe? Propor/organizar actividades nas quais todos participem, chefes, escuteiros e pais, sentindo e vivendo a frase da Chefe Teresa, tantas vezes repetida, “Somos todos uma família”?.
E porque não começar por organizar uma rede de contacto dos pais telefónica / e-mail ?

Até breve e a todos um bom ano, pleno de esperança de encontrar e sem medo de deixar verdadeiras pegadas na areia…."
Alexandra