Acampamento de Carnaval

No dia 21 Fevereiro o nosso agrupamento partiu para Óbidos para mais um acampamento de Agrupamento sob o tema anual "20 anos de Caminho". Apesar do tema comum, cada secção viveu um imaginário específico. Desta forma os lobitos viveram os 4 dias com os Piratas das Caraíbas, os Exploradores com S.Paulo versus Aquiles, os Pioneiros com Dom Quixote e os Caminheiros viveram sob o imaginário de Homens Novos em Caminho.Na abertura de campo tivémos a presença de todos estas personagens, para que cada um de nós pudesse seguir o seu exemplo e viver plenamente este acampamento segunda a sua respectiva história.

A alcateia 92 viveu com os piratas das caraíbas e durante o acampamento tentou incessantemente encontrar o barco pérola e salvar a Elizabeth. O sábado ficou reservado a ateliers de Nós e Orientação na Ermida de S.Antão. No dia seguinte os lobitos receberam uma mensagem do capitão Jack para irem até à praia para descobrir o barco Pérola. Estando o Barco encontrado, os mais novos do agrupamento tiveram que salvar a princesa. Por isso na 2f foram para a vila de Óbidos fazer um jogo onde tinham de responder a umas perguntas sobre os principais locais da vila. O último dia do acampamento ficou reservado para a realização das provas, nomeadamente a de saber arrumar uma mochila. Missão Cumprida! Os lobitos conseguiram encontrar o barco Pérola e salvar a princesa Elizabeth.

Os nossos exploradores viveram o imaginário de S.Paulo vs Aquiles, o protagonista da lenda de Tróia. No sábado começaram um raid que os levou até a Amoreira, onde tiveram que dar provas dos seus conhecimentos de orientação. O dia seguinte ficou reservado para um atelier de pesca, na Lagoa de Óbidos onde tiveram as noções de como se faz uma grande pescaria. Foram momentos muito bem passados! Na 2f foram fazer o Jogo de vila, o que lhes permitiu conhecer mais sobre a história desta localidade típica. Depois de tantas caminhadas uma banhoca nas piscinas soube tão bem! O último dia chegou e os exploradores tiveram uma actividade com os pioneiros sobre reciclagem, onde aprenderam e jogaram com os materiais para reciclar. No fim do acampamento os nossos verdinhos estavam bastante satisfeitos.

Os Pioneiros tiveram a companhia de Dom Quixote e Sancho Pança. E que fizeram eles? Bem, resumindo, salvaram Óbidos da poluição (vá, tentaram… e pode-se dizer que até fizeram alguns progressos). E que fizeram mais? Caíram à água na Lagoa de Óbidos, andaram muitos quilómetros, reflectiram bastante e fizeram muitas parvoeiras (coisa em que o grupo Pioneiro é bastante bom). Mas no fim, tornou-se mais um acampamento para todos eles recordarem.

O Clã viveu o imaginário "Homens novos em caminho". Durante o hike viveram este mesmo tema, lembrando o que é o homem novo e o velho e as mudanças que cada caminheiro deve ter para se tornar homem novo. O jogo de vila foi feito com muito sucesso pelas larvas (noviços), onde tiveram também a oportunidade de fazer as provas . O serviço foi na casa paroquial sempre com grande espirito. A oração esteve sempre com os caminheiros e guiou-os sempre. O espírito de clã esteve em grande, sempre com um sorriso nos momentos de felicidade e também nas adversidades sob o lema que os une:"Somos Um".

Não nos podemos esquecer também de referir dois momentos muito importantes neste tipo de actividades, a Eucaristia que se realizou na Igreja de S. Pedro, onde em agrupamento agradecemos a Jesus estes dias fabulosos. E também o Fogo de Conselho, onde tivemos a presença dos pais ao redor da fogueira para nos divertirmos através de muitas canções, de danças, de peças cómicas e reflexões.

Este foi o nosso acampamento, espreitem o vídeo!

video

P.S. - Temos de fazer um agradecimento muito especial ao Pe.Rui e o Pe. Francisco uma vez que estiveram permanentemente presentes neste acampamento, o que nos proporcionou actividades bem mais ricas.

Sem comentários: