Os Grandes Exploradores - Acampamento em Montachique

Nos dias 20 e 21 de Novembro realizou-se, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, o acampamento da Expedição 99, tendo como imaginário “Os grandes exploradores”.

A cada patrulha foi atribuído um grande explorador:
Patrulha Mocho - D. João I
Patrulha Águia - Vasco da Gama
Patrulha Tigre - Neil Armstrong
Patrulha Castor - Gago Coutinho
Patrulha Pantera - João Garcia

E assim todos juntos partimos para uma nova aventura, agora com um novo sistema de progresso, novos modelos de vida, novos símbolos.

No sábado, montamos as tendas e fomos almoçar. À tarde fizemos um jogo para aprendermos um pouco mais sobre esta nova forma de viver numa Expedição e preparamos o nosso fogo de conselho, para o qual convidámos um agrupamento de escoteiros da AEP que se encontrava a acampar no parque. À noite fomos muito bem servidos! Os chefes ofereceram-nos chá ou leite e bolachinhas! E assim passou o primeiro dia desta aventura.



No domingo, desmontámos campo e iniciamos o nosso caminho rumo à Póvoa. No caminho tivemos de parar em 5 postos: no heliporto de Salemas, num moinho em ruínas na Murteira, no Pingo Doce de Loures, na Quinta do Conventinho, e por último, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, onde terminou a nossa actividade, depois da participação na Eucaristia.



O 879 sobe de novo ao Palco!

O 879 irá subir novamente ao Palco!

Nos próximos dias 30 de Novembro, pelas 21h30m, e dia 1 Dezembro, pelas 16h30, iremos apresentar "A Canção de Lisboa", no Centro Paroquial e Social da Póvoa de Sto. Adrião.

Os fundos angariados têm como finalidade a grande actividade de fim de ano - Jamboree 2011.

Não falte!

Bilhetes à venda no Centro Paroquial e reservas aceites através do email: cne879@gnail.com.

Reserve já!

Cartaz

Tema do ano Escutista 2010/2011

O tema do CNE para este ano, será Madre Teresa de Calcutá como modelo de valores de vida intemporais do Cristianismo, em especial, o Serviço e a Caridade. Com Madre Teresa lancemos o olhar para lá do horizonte e vamos comprometer-nos com novas causas, Ser Solidários.



Há palavras e palavras...

Existem certas palavras que transformam a vida de quem as escuta e acolhe.

Agnes Gonxha Bojaxhiu, aos 13 anos, ouviu dizer que "cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho". Esta poderia ser uma história como tantas outras se esta jovem ficasse indiferente a tal afirmação!

Contudo, aquela que viria a ser Teresa de Calcutá deixou-se impressionar por essas palavras que a levaram a dar um sentido novo á sua vida, a entregar-se ao serviço dos outros.

Esta é uma história que poderia ser decalcada em cada escuteiro... quantas vezes aquela frase, proferida por um missionário jesuíta, se repete nas inúmeras actividades e encontros que multiplicamos na nossa vida?

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer-nos que temos de encontrar o nosso próprio caminho e lutar por percorrê-lo com entusiasmo e perseverança?

Afinal a diferença está na forma como escutamos, acolhemos e deixamos que as palavras influenciem a nossa história...

Partidas

A palavra partir contém vários significados. Significados estes que podem ser tão opostos, mas ao mesmo tempo tão próximos. Partir quer dizer dividir em partes, separar; quer dizer distribuir; quer dizer ter origem ou começo; quer dizer pôr-se a caminho, fazer viagem. Na língua escutista partir exprime simbolicamente que o acto de caminhar é em si mesmo mais importante do que o facto de chegar. Como se diz o fim de uma etapa significa sempre o início de outra.

Todos os fins de caminhadas devem ser celebrados, pois significa que chegámos ao fim de mais um objectivo, que houve mais uma experiência que nos enriqueceu e nos tornou fortes enquanto pessoas.

E foi assim, com muita alegria, mas ao mesmo tempo com muita nostalgia, que nós celebramos as Partidas de Dino Borges, Joana Neno, Nádia Rebelo e Tiago Rodrigues, nos dias 12 e 13 de Novembro de 2010, sob o tema Está nas tuas mãos construir Horizontes. Começámos por nos encontrar todos na Escola Agrícola da Paiã, começando o nosso Hike todos juntos. O Hike tinha como dinâmica a passagem por todas as etapas de um projecto - idealizar, escolher, preparar, concretizar e avaliar -, sendo que os três primeiros postos eram feitos em Clã, o quarta posto feito pelos caminheiros que iriam partir, e o último posto foi feito sozinho. Chegados ao último posto, na Igreja Matriz da Póvoa de Santo Adrião, seguiu-se a partilha em Clã, onde todos os caminheiros tiveram a oportunidade de exprimir os ensinamentos que estes quatro caminheiros em fase de Partida nos ensinaram, juntamente com um grande obrigado.

Antes do nascer do sol e com o início desta nova etapa realizou-se o Cerimonial de Partida, onde desde já agradecemos a todas as pessoas que estiveram presentes, apesar da hora madrugadora, que culminou com o nascer do sol e com a Partida destes quatro Caminheiros para um novo sítio onde as suas aprendizagens serão úteis às pessoas que se cruzarem na sua jornada.

Apenas um optou por o percurso escutistas, mas terminámos todos na certeza de que o caminho dos outros três passa rente ao caminho escutista.

Como manda a mística da secção, a passagem de um Caminheiro pelo Clã divide-se em quatro dimensões: o Caminho, a Comunidade, o Serviço e uma fase final, a Partida. Esta última parte vivemos durante a noite e a madrugada, vivendo as outras três etapas durante a manhã de sábado, cujo o imaginário era: Sempre que um homem sonha, O mundo pula e avança, Como bola colorida, Nas mãos de uma criança.

A etapa do Caminho foi percorrida através de jogos e dinâmicas; a etapa da Comunidade foi realizada através de um quiz sobre os Homens Novos que são um exemplo para a vivência do Caminheirismo; e a etapa do Serviço, na qual alguns membros do Clã doaram sangue, pela campanha “Dar sangue” através do Instituto Português do Sangue.

Foi uma actividade bastante rica, pois não só tivemos a oportunidade de conviver com irmãos escutas em fase de Partida, como também tivemos a oportunidade de explorar o novo Projecto Educativo destinado aos Caminheiros.

Vê mais longe a gaivota que voa mais alto.




Não esquecer as próximas actividades...!

É já no próximo (neste) fim-de-semana o Acampamento de Exploradores!

E logo a seguir (4 e 5 de Dezembro) o dos Lobitos, Pioneiros e Caminheiros!

Para quem aínda não tem, em breve estará cá a lista de material a levar... só como lembrete...

Esperemos que este post vá direitinho à nossa página no Facebook... :)

Ano escutista 2010_2011

Mais um ano escutista começou…

O Agrupamento 879 da Póvoa de Santo Adrião iniciou as suas actividades no dia 2 de Outubro com as passagens de secção. Os elementos que chegaram ao fim de uma das etapas são propostos a iniciarem o seu caminho numa nova secção mais adaptada à sua idade. Também os pata tenras (crianças que entram para os lobitos) foram apresentados a todo agrupamento.

Esta cerimónia realizou-se na Igreja da Nossa Senhora da Anunciação.

No dia 10 de Outubro tivemos “um dia para mais tarde recordar” com a participação na filiação do agrupamento 1349 de Santa Maria de Loures . Encheu-nos de orgulho ver nascer este nosso agrupamento irmão.

O dia 16 foi também de festa com o casamento da dirigente dos exploradores Andrea Silveira.

Todos juntos fomos responsáveis pelos cânticos do mesmo.

Entretanto já os nossos lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros realizaram várias actividades.

Este ano escutista será cheio de muitas caçadas, expedições, empreendimentos e caminhadas que culminará com a participação de alguns elementos no Jamboree - uma actividade internacional na Suécia.

Vamos tentar manter este nosso blog com notícias fresquinhas.

As sugestões e participações dos escuteiros e dos pais são sempre bem-vindas.