Partidas

A palavra partir contém vários significados. Significados estes que podem ser tão opostos, mas ao mesmo tempo tão próximos. Partir quer dizer dividir em partes, separar; quer dizer distribuir; quer dizer ter origem ou começo; quer dizer pôr-se a caminho, fazer viagem. Na língua escutista partir exprime simbolicamente que o acto de caminhar é em si mesmo mais importante do que o facto de chegar. Como se diz o fim de uma etapa significa sempre o início de outra.

Todos os fins de caminhadas devem ser celebrados, pois significa que chegámos ao fim de mais um objectivo, que houve mais uma experiência que nos enriqueceu e nos tornou fortes enquanto pessoas.

E foi assim, com muita alegria, mas ao mesmo tempo com muita nostalgia, que nós celebramos as Partidas de Dino Borges, Joana Neno, Nádia Rebelo e Tiago Rodrigues, nos dias 12 e 13 de Novembro de 2010, sob o tema Está nas tuas mãos construir Horizontes. Começámos por nos encontrar todos na Escola Agrícola da Paiã, começando o nosso Hike todos juntos. O Hike tinha como dinâmica a passagem por todas as etapas de um projecto - idealizar, escolher, preparar, concretizar e avaliar -, sendo que os três primeiros postos eram feitos em Clã, o quarta posto feito pelos caminheiros que iriam partir, e o último posto foi feito sozinho. Chegados ao último posto, na Igreja Matriz da Póvoa de Santo Adrião, seguiu-se a partilha em Clã, onde todos os caminheiros tiveram a oportunidade de exprimir os ensinamentos que estes quatro caminheiros em fase de Partida nos ensinaram, juntamente com um grande obrigado.

Antes do nascer do sol e com o início desta nova etapa realizou-se o Cerimonial de Partida, onde desde já agradecemos a todas as pessoas que estiveram presentes, apesar da hora madrugadora, que culminou com o nascer do sol e com a Partida destes quatro Caminheiros para um novo sítio onde as suas aprendizagens serão úteis às pessoas que se cruzarem na sua jornada.

Apenas um optou por o percurso escutistas, mas terminámos todos na certeza de que o caminho dos outros três passa rente ao caminho escutista.

Como manda a mística da secção, a passagem de um Caminheiro pelo Clã divide-se em quatro dimensões: o Caminho, a Comunidade, o Serviço e uma fase final, a Partida. Esta última parte vivemos durante a noite e a madrugada, vivendo as outras três etapas durante a manhã de sábado, cujo o imaginário era: Sempre que um homem sonha, O mundo pula e avança, Como bola colorida, Nas mãos de uma criança.

A etapa do Caminho foi percorrida através de jogos e dinâmicas; a etapa da Comunidade foi realizada através de um quiz sobre os Homens Novos que são um exemplo para a vivência do Caminheirismo; e a etapa do Serviço, na qual alguns membros do Clã doaram sangue, pela campanha “Dar sangue” através do Instituto Português do Sangue.

Foi uma actividade bastante rica, pois não só tivemos a oportunidade de conviver com irmãos escutas em fase de Partida, como também tivemos a oportunidade de explorar o novo Projecto Educativo destinado aos Caminheiros.

Vê mais longe a gaivota que voa mais alto.




Sem comentários: