Grease, nos Tempos da Brilhantina


A primeira coisa a fazer quando chegamos ao local do acampamento é despedirmo-nos dos nossos pais. A segunda coisa mais importante é livrámo-nos de todo o nosso dia-a-dia e entrarmos no nosso imaginário. Neste caso, nós deixámos o ano 2007 e viajámos até aos emocionantes e agitantes anos 50.
Devido à reunião de catequese, apenas alguns elementos apareceram às 21.00 h no Cabeço de Montachique, e foi a estes que coube a tarefa de montar as nossas tendas.


Montagem de campo



De modo a estarmos em forma para a American Bandstand, quando todas as equipas estavam prontas, começámos o nosso mini raid pela serra de Montachique. Um raid onde a nossa boa-disposição e vontade de estar ali conseguiu vencer o frio que se fazia sentir. Com algumas quedas pelo meio, todos conseguimos chegar ao local de campo pelas 5 h da manhã. Apesar do João-pestana estar a aparecer, os sorrisos e as brincadeiras pareciam não ter fim.


Num dos momentos do raid


No sábado de manhã, depois de feita a higiene e tomado o pequeno-almoço, procedemos à abertura de campo onde se sentiu a loucura dos anos 50.
O resto da manhã foi dedicado à apresentação das personagens, da peça que iremos realizar. O nosso almoço foi mais um momento caricato do acampamento: cozinhar a lenha. Após algumas tentativas conseguimos todos acender a fogueira (sim, porque com a lenha molhada esta tarefa torna-se difícil de realizar). Com um almoço já tardio reservámos o resto da tarde para treinar a nossa capacidade física, fazendo o jogo do queimado e à reflexão, tendo tido cada equipa um momento para si.
Como escuteiros católicos que somos pelas 18.00 h fomo-nos preparar para a Eucaristia celebrada pelo Pe. Rui, que a celebrou de um modo diferente mas que nos deu que pensar em muito.

O nosso dia terminou com o nosso fogo de conselho, ao qual vieram assistir os caminheiros e o Pe. Rui, onde partilhámos alegrias, tristezas, enfim todos os momentos do nosso acampamento.
Ainda na noite de sábado os novos elementos tiveram a surpresa da praxe. Será que anda alguém à solta pelo parque de Montachique? Só eles poderão responder!



Início do Fogo de Conselho



O domingo… Após uma alegre ginástica matinal e alguns exercícios de capacidade mental estávamos prontos para começar o ensaio da nossa peça – Grease, nos tempos da brilhantina. Com tanta dança, tanto movimento, com tanto esforço fomos almoçar! Como a viagem aos anos 50 estava a acabar, procedemos à desmontagem de campo.
Com tudo pronto para ir para casa foi a vez de anunciar o grande vencedor do acampamento: Parabéns à Equipa Touro.
Por último foi feita a avaliação geral do acampamento. Alguns pontos positivos, outros nem tanto.


Comissão do acampamento o “abuso de poder”

Enfim, estava na altura de fazer as despedidas e agradecer a todos aqueles que nos tornaram nos escuteiros que somos hoje e que seremos amanhã. Foram eles que nos preparam para a realização destes novos desafios.


Regresso a 2007. Não foi um acampamento perfeito, porque não existe tal coisa como a perfeição. Foi um acampamento que deu para percebermos que temos um grande grupo…Tudo isto aconteceu porque apesar de estarmos todos com imensos testes fomos “as verdadeiras ESTRELAS no IDEAL” pois quando há força de vontade há tudo! A UNIÃO FAZ A FORÇA! Basta tu quereres fazer a diferença!



Somos um