O Planeta do Tesouro






Rogel, dias 24 e 25 de Novembro de 2007



I ACTO
O nosso Grupo Explorador 99 foi acampar para o Rogel, localidade rústica e provinciana (incrível, a 20 min. da capital) perto de Sto. Estêvão das Galés, freguesia do Concelho de Mafra, em que o tema do acampamento foi «O Planeta do Tesouro» e contou com a presença de 23 exploradores, e claro como não poderia deixar de ser da grandiosa Patrulha Mocho.
A actividade começou no sábado dia 24 de Novembro de 2007 pelas 09h30 com uma visita guiada à Igreja de Santo Estêvão das Galés, de referir o agradecimento ao casal Fernando e Paula pela atenção e acolhimento prestados, a eles um grande bravo, já em campo iniciámos a montagem de campo, a explicação da actividade e uma gincana de esforço físico preparado pela Patrulha Castor seguida de almoço. Pela parte da tarde com a abertura oficial de campo os exploradores iniciaram uma caminhada até ao Moinho Manique, em Montemuro (local a visitar pela magnifica e premiada vista) onde tiveram um atelier de orientação a fim de adquirir a formação necessária para o mini raid a efectuar no dia a seguir, o atelier foi culminado com um mini jogo de pista preparado pela Patrulha Pantera.
Por fim e já no final da tarde fomos á celebração da eucaristia em Montemuro numa bonita e acolhedora “capelinha”. À noite e a seguir ao jantareco, realizámos o Fogo de Conselho preparado na integra pela Patrulha Águia, onde cada Patrulha caracterizada no imaginário “Planeta do Tesouro”, colocou a sua criatividade em peça, findo este, seguiu-se a reflexão final preparada pela Patrulha Tigre e o recolher silencioso.

II ACTO
A Alvorada no Domingo deu-se às 07h00 seguida de ginástica matinal para acordar.
Após o carregamento de baterias com o pequeno-almoço fizemos as desmontagens de campo, porque o dia iria ser longo em actividade e o tempo escasseava a olhos vistos.
Eis então o tão esperado raid que dava por nome “Em Busca do Tesouro”, preparado pela Patrulha Mocho, do Rogel a Alcainça, cinco postos foram criados, onde se englobaram provas de adesão para os noviços e aspirantes, entre as quais distintivos de dirigentes, princípios e nós, conheceram a realidade local das pequenas freguesias de Mafra e alguns quilómetros de espírito de patrulha.
Após a ração em patrulha, ainda em raid, fomos todos para Mafra onde se realizou um jogo de vila, o convento de Mafra carregado de história e conhecimento foi o nosso alvo de pesquisa.
O quadro de pontuações foi apresentado, a patrulha vencedora teria agora que encontrar o tão cobiçado tesouro, seguiram-se as avaliações e o encerramento.
De salientar que, nesta actividade, nas 5 patrulhas imperaram a amizade, troca de conhecimentos, partilha de experiências e muita convivência!
Mas o que interessa mesmo é que tudo correu muito bem, saímos desta actividade mais "ricos", com novos amigos e com mais uma actividade para mais tarde recordar!


“A União Faz a Força”
Patrulha Mocho