"O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário!"

Foi com esta ideia e sempre arriscando o nosso SIM que partimos para a finalização do nosso empreendimento de inverno - “Favores em Cadeia”, com o tão esperado acampamento na Serra da Estrela!

Começamos a nossa atividade no Sábado, dia 18 de Fevereiro em Sete Rios, onde apanhámos o expresso que nos levou a Seia.




Iniciámos o nosso raid em Seia e terminámos na bonita aldeia de Cabeça, onde participámos na Eucaristia e onde fomos, mais uma vez, muito bem recebidos por todos os habitantes.

De Cabeça fomos até Loriga onde pernoitamos e recuperámos forças para a grande caminhada dos trilhos da Serra.

Domingo, sob o sol e o céu azul, iniciamos a nossa caminhada em Loriga e terminámos na tão esperada torre, que embora com pouca neve, nos permitiu momentos de descontração.









Todos tivemos em consideração a segurança que o local e as condições climatéricas exigiam e assim conseguimos ultrapassar qualquer situação que podia ter sido inesperada.






Já ao final da tarde, descemos até ao Covão D’Ametade onde acampámos, cansados mas com a certeza de que a recompensa de uma boa caminhada está em tê-la feito!


Na Segunda-feira e sendo um acampamento volante, preparámos desmontagens e limpeza de campo e continuámos o nosso caminho. Passámos pelas Penhas da Saúde, com tempo para almoçar e apreciar a magnifica paisagem da Serra e descemos até próximo da Covilhã, onde dormimos no Centro Escutista da Serra da Estrela.



Ainda nesse dia houve tempo para um jogo noturno, seguindo-se o nosso habitual fogo de Conselho.

Na terça-feira acordámos bem cedo, descemos até à Covilhã e fizemos um jogo de Vila, antes do almoço.

Partimos do CESE por volta das 16horas, cansados mas com a certeza de que neste acampamento Vivemos!... Partilhámos!... Juntos fomos capazes!... Juntos superámos obstáculos!... E Juntos fizemos Escutismo!

O caminho foi longo e difícil, mas tivemos sempre um sorriso na nossa cara!


Porque sozinhos podíamos ter ido mais rápido, mas juntos fomos muito mais longe!”

ACACORDAS 2012

Nos dias 18, 19, 20 e 21 de Fevereiro, enquanto uns brincavam ao Carnaval os Lobitos, Exploradores e Caminheiros do Agrupamento 879, Póvoa de Santo Adrião, decidiram ir brincar com cordas no Acacordas, que se realizou em Ferreira do Zêzere.



Começámos por aplicar as nossas técnicas escutistas nas construções que fizemos: desde mesas, abrigos a cozinhas. Não foram também esquecidas as técnicas de orientação passando pelos sinais de pistas, pela utilização das bússolas, pelo tirar de coordenadas e pelo nosso apurado sentido de orientação.






Apesar do frio que se fez sentir, não deixamos de passear e explorar a bonita passagem que o rio Zêzere nos proporciona através da canoagem: não faltaram os agasalhos e, obviamente, os coletes salva-vidas!





Não podiam faltar também as atividades com cordas: o desafio de subir uma parede e poder descê-la e tudo isto com construções feitas por nós (o Clã do 879 construi uma escada que foi utilizada por todos os caminheiros nesta atividade).








No fim do acampamento o esforço e empenho nesta atividade foram reconhecidos, tendo os Lobitos do 879 ganho o 1º prémio (Bando Castanho) e os Caminheiros o 2º prémio (Tribo João Paulo II).







Não nos esquecemos do aprender fazendo e da vida na natureza e na importância destas para um crescimento pessoal e escutista.

Um acampamento importante para não nos esquecermos desta faceta tão importante do ser escuteiro.